ESPN Brasil: demitidos e colegas de profissão comentam saídas do canal
MatériaMais Notícias
da jogodeouro: As mudanças anunciadas na direção e entre os jornalistas da ESPN Brasil chamaram atenção de profissionais da comunicação de outras emissoras, nesta quarta-feira. O canal rescindiu o contrato com o vice-presidente de jornalismo e produção, João Palomino, e outros oitos profissionais. Não demorou para que colegas de profissão e os próprios profissionais comentassem sobre as demissões.
RelacionadasFora de CampoPor mais transparência no VAR, CBF pretende exibir imagens nos estádiosFora de Campo15/08/2019Fora de CampoTrajano manda indireta para Palomino após demissão da ESPNFora de Campo14/08/2019Fora de CampoDisney assume operações e comanda reestruturação da ESPN BrasilFora de Campo14/08/2019
da heads bet: A saída em massa, segundo apuração do LANCE!, é parte de um processo de mudanças que a Disney, dona do canal, pretende fazer na ESPN Brasil.
A lista conta com nomes consagrados do canal e pegou de surpresa muitos amantes do esporte. Deixaram a ESPN Brasil o editor-chefe Arnaldo Ribeiro, o editor-executivo Eduardo Tironi, a coordenadora dos canais da empresa Renata Netto, o apresentador João Carlos Albuquerque, o ‘Canalha’, além dos comentaristas Juca Kfouri, Rafael Oliveira, Claudio Arreguy e Mauricio Barros.
Nas redes sociais, não demorou para que jornalistas, tanto do grupo Globo, como do Esporte Interativo, se manifestassem sobre a série de demissões. Bárbara Coelho, Xico Sá, Alex Escobar, André Henning, Bruno Forminga e outros falaram sobre o caso. Acompanhe as principais reações dos comunicadores:
Um grande abraço aos companheiros de ESPN. Eles podem ter perdido o emprego, mas quem mais perdeu foi o público da emissora. Gente muito qualificada foi dispensada hoje, o jornalismo esportivo deu uma empobrecida geral
— Sérgio Xavier Filho (@sxavierfilho) August 14, 2019
Triste e assustador…me solidarizo com os colegas.
— Alex Escobar (@AlexEscobar_) August 14, 2019
Digo o mesmo! @OliveiraRafa é dos caras mais legais pra ouvir sobre futebol. Didático, Simples, estudioso e zero arrogante (algo raro na minha geração). Ele está numa prateleira muito especial, que está diminuindo com espaços pra oba oba e menos informação. https://t.co/6b0DeFGaI6
— Ana Thaís (@anathaismatos) August 14, 2019
Trabalhei com @OliveiraRafa no EI em 2010! E ficava perplexa com a quantidade de jogo que ele via!! A propriedade que comentava/ comenta. Um dos melhores da profissão. Nesses últimos 9 anos aprendi DEMAIS com o Rafa! Certeza que já já estará ✈️ no mercado de novo.
— Bárbara Coelho (@barbaracoelho) August 14, 2019
Ele é fera demais!
— EUDES JUNIOR (@eudesjunior27) August 15, 2019
Num dia como hoje, onde alguém no jornalismo esportivo decide abrir mão da competência do @OliveiraRafa, essa reflexão no livro do Klopp é o retrato do cenário atual. Meu xará é ótimo e vai encontrar o seu espaço, mas é esse mesmo o caminho!? https://t.co/iFu96Oq36a
— Raphael Rezende (@raphaelrezende) August 14, 2019
Um ano atrás, nosso mercado se inundava de desempregados com o término dos canais Esporte Interativo. Hoje, outros tantos (espero que numa quantidade muito menor) encaram o mesmo drama na ESPN. E não vai parar por aqui. Infelizmente. Tempos sombrios…
— insta: AndreHenning75 (@AndreHenning) August 14, 2019
Minha solidariedade a todos os companheiros que estão sofrendo hoje e os que ainda não se recuperaram do baque do EI no ano passado. Apesar de ter mantido o meu emprego, eu mesmo ainda não me recuperei daquele dia fatídico. Só quem vive, sabe como é. Uma derrota sem tamanho.
— insta: AndreHenning75 (@AndreHenning) August 14, 2019
Jornalismo é plural. Há espaço pra tudo, já que há público pra tudo. Nesse cenário, ter um perfil como o @OliveiraRafa é necessário pra entregar um produto de qualidade. Abrir mão disso não "passa por transformações para atender aos fãs, acionistas e clientes de esportes".
— Bruno Formiga (@brunoformiga) August 14, 2019
Já já narro Liverpool x Chelsea. Dedico a transmissão de hoje ao amigo @OliveiraRafa, um apaixonado pelo futebol inglês e, acima de tudo, um apaixonado pela profissão. Posso dizer, com orgulho, que subimos juntos da 'base' para o 'profissional'. Abraço forte, cara!
— Instagram: jorgeiggorei (@jorgeiggor) August 14, 2019
Bola pra frente, garoto, sem enceradeira e sem toquinho de lado. Pra cima. Obrigado pela nossa excelente temporada por lá. Boa sorte nos novos rumos, vc é “favoritaço”, sempre . Abs
— xico sá (@xicosa) August 15, 2019
Alguns dos profissionais que deixaram a emissora também comentaram sobre as suas saídas.Rafael Oliveira, Tironi e Arnaldo desabafaram sobre suas demissões.
Não perde o emprego quem nunca encarou aquilo como emprego. Ir para a ESPN todos os dias sempre foi um grande prazer acima de tudo. Dias como o de ontem são inesquecíveis não pela tristeza da saída, mas pelo aconchego de tanta gente q se importou comigo. Só posso agradecer.
— Eduardo Tironi (@etironi) August 15, 2019
Passando aqui para agradecer a todas as mensagens de carinho e solidariedade. Obrigado também a todos os meus companheiros da Espn. Companheiros que aparecem no vídeo, que aparecem aqui no Twitter ou que simplesmente ‘não aparecem’ (mas que moram no meu coração).
Vida que segue!— Arnaldo Ribeiro (@ArnaldoJRibeiro) August 15, 2019